Projeto: Educação Sócio-ecológica para a comunidade escolar do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Simone Alves de Oliveira Cortes(1), Mateus Detoni(2), Maria do Carmo(2), Caroline Brasileiro(2)
(1) Professora do Departamento de Ciências Naturais/ Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF,
(2) Estagiários de Graduação do Curso de Ciências Biológicas/UFJF.
É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, é importante que se trabalhe a educação ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que envolvam os alunos, bem como toda a comunidade escolar.
Por meio da Educação Sócio-ecológica deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que o habitam, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Trata-se de um lugar de transformação, pois é nela que deverá ser promovida a socialização, a interdependência em detrimento da dependência, a reflexão, além de toda e qualquer ação que possa fazer do aluno – ou até porque não dizer do professor – um ser livre, emancipado, “iluminado” para atuar com criticidade na sociedade, visando um planeta saudável, isto é, objetivando a melhoria de sua qualidade de vida.
É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
São imprescindíveis as discussões que abordem questões ambientais a serem discutidas em ambiente escolar, no intuito de fomentar no aluno um desenvolvimento crítico no que se refere às questões sociais, culturais, econômicas e tecnológicas ligadas aos temas ambientais. O lixo é, indubitavelmente, um elemento com tal potencial, e precisa ser abordado em sala de aula: sua geração, seu destino, sua ação danosa, sua redução e até mesmo a não produção. O aluno precisa ser desafiado a pensar sobre o assunto, pois este é um tema atual e presente em todo e qualquer contexto.
O aluno necessita refletir sobre as possibilidades de tratamento do lixo: o lixão, o aterro sanitário, o incinerador, a compostagem; e verificar que ambos apresentam benefícios e malefícios, o que de certa forma, reforça o apelo a não geração.
A Educação Sócio-ecológica, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
Desta forma, o objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de ações educativas junto à comunidade escolar, destacando os alunos, professores e funcionários da instituição, sobre questões e problemas sócio-ecológicos.
Nós achamos essa campanha muito interessante, porque mobiliza as pessoas a não poluir os ambientes públicos e a cuidar do que é nosso. Achamos também, muito legal os trabalhos que os alunos fizeram e colocaram pelo colégio de Combate ao Lixo.
ResponderExcluirPor: Amanda e Clarissa . 6º ano C . (:
ola, meu nome joao paulo
ResponderExcluirmeu livro predileto era o DOM quixote.
com ele aprendi varias coisas como os fracos podem ser fortes
eu gosto de ler o dom quixote o cavaleiro da triste figuraeu recomemdo vcs lerem o dom quixote .e muito iteressante.meu pai sempre quis que eu lesse entao ele comprou o dom quixote para eu ler entao comesei a gostei a gostar de ler
:[