tag:blogger.com,1999:blog-24596537535114938442024-03-13T00:59:16.104-03:00Blog do Sexto Ano - CAp. João XXIII/UFJFblogdosextoanohttp://www.blogger.com/profile/01642008248612054569noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2459653753511493844.post-71983308136348558642011-10-02T14:59:00.000-03:002011-10-02T14:59:19.010-03:00PROJETO COLETIVO DE TRABALHO<div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b>PROFESSORES:</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b> Bruno Muniz Figueiredo Costa</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><b>Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria (COORDENADORA)</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><b>Elza de Sá Nogueira (COORDENADORA)</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b> Jairo Eleotério da Silva</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b> Rosângela Nasser Ganimi</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;"><b>Simone Alves de Oliveira Cortes</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b>1. TEMA</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b> </b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt;">Norteando-se principalmente pelo eixo <b>INTERAÇÃO SOCIAL E MEIO-AMBIENTE</b>, em torno das questões relacionadas à ética do cuidado (cuidado consigo, com o outro, com a escola, com o meio ambiente, entre outros), o projeto terá o seguinte tema: <b>EU E O OUTRO NOS</b> <b>ESPAÇOS ESCOLARES: PERTENCIMENTO, IDENTIDADE</b> <b>E AÇÃO COLETIVA</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"> A escolha se justifica de forma específica em relação ao 6º ano pela necessidade de os alunos se reorientarem em relação ao espaço escolar, em virtude da mudança de turno e de etapa do Ensino Fundamental.</div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"> Como o aluno se vê em face do espaço coletivo da sala de aula? Como se vê em face de espaços coletivos mais amplos dentro da escola? Como vê o outro nesses espaços? Que valores e sentimentos perpassam a relação do aluno com os espaços coletivos de que faz parte? Como ele age em face dessa coletividade? Essas são as questões a serem tratadas no desenrolar do projeto, através de atividades as quais, embora desenvolvidas no interior de cada disciplina, serão integradas e de caráter interdisciplinar. </div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b>2. OBJETIVOS</b></div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>2.1. </b>Desenvolver atividades que promovam o exercício de valores éticos essenciais à boa convivência e à ação coletiva: respeito, solidariedade, cuidado consigo e com o outro, cooperação, gentileza, tolerância, responsabilidade, direitos e deveres, entre outros.</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>2.2. </b>Desenvolver atividades que permitam ao aluno observar, refletir, se expressar e, eventualmente, modificar suas ações, no âmbito das questões levantadas pelo tema proposto.</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>2.3. </b>Desenvolver atividades que permitam ao aluno avaliar o projeto.</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>2.4. </b>Divulgar os resultados do projeto.</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><b>3. AÇÕES</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>3.1 Geografia – Professores Bruno Muniz Figueiredo Costa e Rosângela Nasser Ganimi – Pertencimento e identidade na escola:</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 18pt;"><br />
</div><div class="PargrafodaLista" style="text-align: justify; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; font-size: 12pt; line-height: 115%;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span><span style="font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; line-height: 115%;">Módulo de mapas narrativos – através das atividades que já vem ocorrendo no Módulo de Ensino Especializado <i>“Mapas narrativos: olhares sobre o espaço vivido”</i>, os alunos poderão refletir e expressar a sua espacialidade na escola, reconhecendo-se como sujeitos que colaboram na construção e dinâmicas deste espaço. Os módulos funcionam atrelados a um Projeto de Ensino com o mesmo título, coordenado pelos professores Bruno Muniz Figueiredo Costa (depto. de Ciências Humanas - João XXIII) e Cassiano Caon Amorim (FACED).</span></div><div class="PargrafodaLista" style="text-align: justify; text-indent: -18pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>3.2. Educação Física – Professores Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria e Jairo Eleotério da Silva - Coletividade: a cooperação como desafio:</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><ul style="margin-top: 0cm;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Processo X resultado: importância do outro para que o jogo/competição aconteça; Análise de atitudes individualistas e coletivas; Reflexão sobre diferenças culturais e raciais.</li>
</ul><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: 17.4pt;">Atividade: Exibição de filme (Invictos)</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: 17.4pt;"><br />
</div><ul style="margin-top: 0cm;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Desafio da ação coletiva: </li>
</ul><div class="MsoNormal" style="margin-left: 35.4pt; text-align: justify;">Atividade: jogos essencialmente cooperativos; e transformação de jogos: da competição à cooperação (relatos e imagens)</div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><ul style="margin-top: 0cm;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Observando a escola: atitudes de (des)valorização do outro?</li>
</ul><div class="MsoNormal" style="margin-left: 35.4pt; text-align: justify;">Atividade: Elaboração de um programa de rádio, com apoio da rádio-escola, organizado pelos alunos. Tal atividade será desenvolvida utilizando-se de entrevistas, observação dos alunos no espaço escolar.</div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>3.3. Língua Portuguesa – Profª Elza de Sá Nogueira – Blog: um diário coletivo</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><ul style="margin-top: 0cm;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Criação de um blog do 6º ano, que funcione como um diário coletivo do projeto, através do qual as três turmas e os professores envolvidos possam:</li>
<ul style="margin-top: 0cm;" type="circle"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">partilhar leituras, filmes, músicas e outras manifestações culturais relacionadas ao tema;</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">refletir sobre problemas coletivos surgidos no âmbito da sala de aula ou de outro espaço escolar e apontar possíveis soluções;</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">expressar suas opiniões sobre as atividades realizadas;<span style="font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt;"> </span></li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt;">publicar as produções textuais e visuais resultantes das atividades realizadas no projeto.</span></li>
</ul></ul><div class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify;"><b>3.4. Ciências – Profª Simone Cortes- Consciência ecológica: conhecer, cuidar e divulgar.</b></div><div class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><br />
</div><ul style="margin-top: 0cm;" type="disc"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Estimular os alunos a participarem ativamente em discussões e reflexões Ecológicas, apontando a relação e, sobretudo, a conseqüência das ações de cada um no espaço em que vive.</li>
<ul style="margin-top: 0cm;" type="circle"><li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Serão enfatizadas as principais atitudes que refletem de forma negativa na natureza (plantas e animais) e meios alternativos que minimizem possíveis degradações ecológicas.</li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;">Os alunos assistirão a vídeos e participarão de palestras (professores convidados desta e de outras instituições de ensino) que abordem os temas aqui propostos.<span style="font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt;"> </span></li>
<li class="MsoNormal" style="text-align: justify;"><span style="font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt;">Vale ressaltar que serão incentivados a divulgar para aqueles de seu convívio social, como nos seus lares e vizinhança, a importância do respeito com o meio que o cerca e suas implicações diretas sobre este.</span></li>
</ul></ul>blogdosextoanohttp://www.blogger.com/profile/01642008248612054569noreply@blogger.com0