domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO COLETIVO DE TRABALHO

PROFESSORES:
            Bruno Muniz Figueiredo Costa
Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria (COORDENADORA)
Elza de Sá Nogueira (COORDENADORA)
            Jairo Eleotério da Silva
            Rosângela Nasser Ganimi
Simone Alves de Oliveira Cortes

1. TEMA
           
Norteando-se principalmente pelo eixo INTERAÇÃO SOCIAL E MEIO-AMBIENTE, em torno das questões relacionadas à ética do cuidado (cuidado consigo, com o outro, com a escola, com o meio ambiente, entre outros), o projeto terá o seguinte tema: EU E O OUTRO NOS ESPAÇOS ESCOLARES: PERTENCIMENTO, IDENTIDADE E AÇÃO COLETIVA
            A escolha se justifica de forma específica em relação ao 6º ano pela necessidade de os alunos se reorientarem em relação ao espaço escolar, em virtude da mudança de turno e de etapa do Ensino Fundamental.
            Como o aluno se vê em face do espaço coletivo da sala de aula? Como se vê em face de espaços coletivos mais amplos dentro da escola? Como vê o outro nesses espaços? Que valores e sentimentos perpassam a relação do aluno com os espaços coletivos de que faz parte? Como ele age em face dessa coletividade? Essas são as questões a serem tratadas no desenrolar do projeto, através de atividades as quais, embora desenvolvidas no interior de cada disciplina, serão integradas e de caráter interdisciplinar.

2. OBJETIVOS

2.1. Desenvolver atividades que promovam o exercício de valores éticos essenciais à boa convivência e à ação coletiva: respeito, solidariedade, cuidado consigo e com o outro, cooperação, gentileza, tolerância, responsabilidade, direitos e deveres, entre outros.

2.2.  Desenvolver atividades que permitam ao aluno observar, refletir, se expressar e, eventualmente, modificar suas ações, no âmbito das questões levantadas pelo tema proposto.

2.3. Desenvolver atividades que permitam ao aluno avaliar o projeto.

2.4. Divulgar os resultados do projeto.

3. AÇÕES

3.1 Geografia – Professores Bruno Muniz Figueiredo Costa e Rosângela Nasser Ganimi – Pertencimento e identidade na escola:

·        Módulo de mapas narrativos – através das atividades que já vem ocorrendo no Módulo de Ensino Especializado “Mapas narrativos: olhares sobre o espaço vivido”, os alunos poderão refletir e expressar a sua espacialidade na escola, reconhecendo-se como sujeitos que colaboram na construção e dinâmicas deste espaço. Os módulos funcionam atrelados a um Projeto de Ensino com o mesmo título, coordenado pelos professores Bruno Muniz Figueiredo Costa (depto. de Ciências Humanas - João XXIII) e Cassiano Caon Amorim (FACED).

3.2. Educação Física – Professores Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria e Jairo Eleotério da Silva - Coletividade: a cooperação como desafio:

  • Processo X resultado: importância do outro para que o jogo/competição aconteça; Análise de atitudes individualistas e coletivas; Reflexão sobre diferenças culturais e raciais.
Atividade: Exibição de filme (Invictos)

  • Desafio da ação coletiva:
Atividade: jogos essencialmente cooperativos; e transformação de jogos: da competição à cooperação (relatos e imagens)

  • Observando a escola: atitudes de (des)valorização do outro?
Atividade: Elaboração de um programa de rádio, com apoio da rádio-escola, organizado pelos alunos. Tal atividade será desenvolvida utilizando-se de entrevistas, observação dos alunos no espaço escolar.

3.3. Língua Portuguesa – Profª Elza de Sá Nogueira – Blog: um diário coletivo

  • Criação de um blog do 6º ano, que funcione como um diário coletivo do projeto, através do qual as três turmas e os professores envolvidos possam:
    • partilhar leituras, filmes, músicas e outras manifestações culturais relacionadas ao tema;
    • refletir sobre problemas coletivos surgidos no âmbito da sala de aula ou de outro espaço escolar e apontar possíveis soluções;
    • expressar suas opiniões sobre as atividades realizadas; 
    • publicar as produções textuais e visuais resultantes das atividades realizadas no projeto.
3.4. Ciências – Profª Simone Cortes- Consciência ecológica: conhecer, cuidar e divulgar.

  • Estimular os alunos a participarem ativamente em discussões e reflexões Ecológicas, apontando a relação e, sobretudo, a conseqüência das ações de cada um no espaço em que vive.
    • Serão enfatizadas as principais atitudes que refletem de forma negativa na natureza (plantas e animais) e meios alternativos que minimizem possíveis degradações ecológicas.
    • Os alunos assistirão a vídeos e participarão de palestras (professores convidados desta e de outras instituições de ensino) que abordem os temas aqui propostos. 
    • Vale ressaltar que serão incentivados a divulgar para aqueles de seu convívio social, como nos seus lares e vizinhança, a importância do respeito com o meio que o cerca e suas implicações diretas sobre este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário